DGT promoveu formação em deteção remota e monitorização da ocupação do solo

 

A Direção-Geral do Território (DGT) organizou uma série de cursos de formação dedicados às temáticas da deteção remota e monitorização da ocupação do solo. As sessões de formação ocorreram em 3 datas distintas com 2 formações dadas em cada dia, a primeira no âmbito da deteção remota e a segunda sobre os serviços de monitorização da ocupação do solo, correspondendo a um total de 6 sessões de formação. Cada formação foi dirigida a um público alvo específico. Todas as sessões de formação foram dadas em formato online.

Na sessão de formação sobre a deteção remota foram abordados os seus fundamentos principais, incluindo os satélites do programa Copernicus (e.g. Sentinel-2) e o processamento de dados para classificação de ocupação de solo. Na sessão de formação sobre a monitorização da ocupação do solo foram abordados os serviços de monitorização do meio terrestre do programa Copernicus (CLMS), incluindo vários produtos do serviço como o Corine Land Cover (CLC), os temas de grande resolução (HRL), os temas de muito grande resolução (VHRL) e o novo mapa CLC+. A segunda parte desta sessão foi dedicada ao novo Sistema de Monitorização de Ocupação do Solo (SMOS) que está a ser desenvolvido e implementado pela DGT juntamente com outras instituições nacionais em processos de cocriação.

As sessões de treino foram realizadas nas seguintes datas:

A primeira data das sessões de treino foi dirigida ao grupo de utilizadores dos produtos do SMOS (guSMOS). O guSMOS é um grupo com representantes de entidades da Administração Pública Central e Administração Pública Local. Este grupo tem como objetivo participar na definição e melhoramento das especificações técnicas e em testes de usabilidade dos produtos SMOS, garantindo-se assim que o sistema responde às necessidades e expetativas dos seus utilizadores. Alguns membros de outros grupos de utilizadores já anteriormente estabelecidos também foram convidados a participar incluindo a Comissão Nacional do Território (CNT), o Conselho de Orientação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (CO-SNIG) e o Conselho Coordenador de Cartografia (CCC).

A segunda data das sessões de treino foi dedicada aos utilizadores da Administração Pública Local, incluindo Câmaras Municipais e Comunidades Intermunicipais (CIM), em colaboração com o Grupo de Trabalho SNIG-Local do CO-SNIG.

A terceira data das sessões de treino foi direcionada para um grupo de utilizadores da Administração Pública Central.

O número de participantes na primeira data foi de 82, seguindo-se 237 participantes na segunda data e 249 na terceira data. No seu conjunto, as sessões de formação registarem um total de 568 participantes.

Foi realizado um questionário de satisfação após cada dia de sessões de treino. A primeira data obteve uma avaliação média de 4.26 valores em 5 possíveis, com todas as questões individuais a serem pontuadas com pelo menos 4 valores. Todos os participantes consideraram que o seu conhecimento sobre os serviços Copernicus melhorou e consideraram que é uma ferramenta útil para o seu trabalho. O questionário também permitiu receber dos participantes algum feedback importante que será útil para melhorar futuros cursos de formação a realizar pela DGT.

As sessões de treino foram todas realizadas seguindo a seguinte agenda:

Sessão de treino 1: Deteção remota

  1. Fundamentos de Deteção Remota
    • Radiação eletromagnética
    • Satélites e sensores
    • Processamento de imagem para produção de informação

Sessão de treino 2: Monitorização da ocupação do solo

  1. Serviço de Monitorização do Meio Terrestre do Copernicus (CLMS)
    • Tipo de produtos
    • CORINE Land Cover (CLC)
    • Temas de grande e de muito grande resolução (HRL e VHRL)
    • CLC+
  2. Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS) e produtos cartográficos
    • O Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS)
    • Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS)
    • Carta de Ocupação do Solo Simplificada (COSsim)
    • Novos produtos e evolução do SMOS
  3. Debate